domingo, 14 de junho de 2009

Revirando o barraco...


Um dos grandes psiquiatras da história, Carl Gustav Jung dedicou-se profundamente às questões da vida interior do homem - e tomou a si mesmo como matéria-prima de suas descobertas. Desenvolveu os conceitos de extroversão e introversão e de inconsciente coletivo, apresentados em sua obra "Tipos Psicológicos" e bases da Psicologia Analítica, da qual foi fundador. A partir de então, construiu a teoria dos arquétipos. Foi colega de Sigmund Freud, cuja admiração era recíproca. Apesar disso, romperam o relacionamento profissional por causa de divergências de pensamento. Carl Gustav Jung morreu aos 85 anos, como um dos mais influentes pensadores do século 20.


Fonte: UOL Educação




Baseado nos conceitos de Carl Jung, o trabalho a seguir me foi entregue como um presente. Uma amiga querida e maravilhosa psicóloga, de quem não tenho notícias há décadas, o fez baseada em nossa amizade profissional e no conhecimento de minhas relações familiares. Sempre nutri certo receio em relação ao conteúdo desse trabalho, pois não queria me deixar influenciar por palavras...apenas palavras. Estava lá, eu, aos vinte e poucos anos de idade. Que interesse isso teria? Porém, agora, ao 48 anos...Acho que devo satisfações a mim mesmo e a algumas pessoas que me conhecem.


Alguns podem perguntar: será este o local ideal para isso? Educadamente, porém com firmeza, responderei: Claro! Afinal, queiram ou não, o blog é meu! Sem traumas...sem o tom das palavras ditas, pode parecer rude. Mas lembrem-se daquela fábula do "Pai mande dinheiro".


Sem mas e nem essas, vamos lá!


Introvertidos
Costumam ser refletivos, circunspectos e reservados. Mas nem todo introvertido é tímido, apesar de gostarem de ficar sozinhos e de não precisarem de pessoas sempre ao seu redor.


Sensitivos
Vivem o presente.Eles se baseiam em fatos, lidam bem com assuntos de ordem prática e gostam que as coisas sejam mensuráveis e definidas.


Pensadores
Tomam decisões utilizando a análise lógica e racional.Eles usam mais a cabeça do que o coração.


Observadores
Preferem um estilo de vida que seja espontâneo, flexível e adaptável. Eles gostam de ambientes que não sejam estruturados, e deixam suas opções em aberto.


Bem, até aqui tudo bem prá mim. São apenas grupos de observações nos quais posso estar inserido. E prá vc, tudo certo?

Como diz a gíria, daqui em diante a chapa vai esquentar.


"Vamos fazer isso; e já!" pode facilmente ser o seu lema, Anselmo- uma descrição da sua filosofia de vida. Você é muito prático e movido à ação. Concentra sua energia - no trabalho e no lazer - em coisas que podem ser feitas e vivenciadas no momento. Não na próxima semana... nem no mês que vem. A ação o alimenta e sustenta e você precisa dela para evoluir.


Você é competitivo, auto-suficiente e capaz de funcionar sem ter que contar com o apoio e incentivo dos outros.


As pessoas que o conhecem bem costumam descrevê-lo como um indivíduo interessante, otimista e leal. O tipo de pessoa que vive o "aqui e agora" e não no futuro ou no passado.


Aqueles que não o conhecem bem podem achá-lo um tanto reservado - talvez tímido. Porém, os amigos costumam tê-lo como dotado de um espírito liberal com uma atraente e tranqüila simpatia.


Você admira as pessoas que nem sempre querem fazer parte de um grupo. Pessoas com quem você pode partilhar experiências únicas.


Flexibilidade, desafio, ação e aventura em suas relações são importantes para você. Você se relaciona bem com pessoas competitivas que gostam de dominar novas habilidades e técnicas.



Pessoas que se concentram em realizar as tarefas rapidamente com energia, otimismo e entusiasmo.


Para que uma relação prospere, Anselmo, você precisa de independência e liberdade para fazer suas própria coisas.

Alguns pequeno conselhos que podem ajudar.


Você tende a ser discreto na maneira como externa seus sentimentos e emoções. Procure ser mais aberto com as pessoas que lhe são importantes.


Arranje tempo para apreciar as pequenas e prazerosas coisas da vida - e seja solícito em partilhar essa experiência com os outros.


Lembre-se de escutar realmente as outras pessoas e reservar tempo para avaliar as opiniões delas sobre você.


Algumas pequenas dicas


Confiança, boa comunicação e respeito são aspectos de uma relação que todos valorizam muito.

Porém, aqui estão algumas características especiais consideradas muito importantes por você, Anselmo:


Espaço, independência e liberdade.
Uma atitude prática.
Auto-suficiência.
Entusiasmo pela aventura e novas experiências, diversão e otimismo.
Abordagem simples da vida.
Generosidade de espírito.


Meus poucos mas queridos leitores. Desculpem estar meio que me despindo aqui neste espaço. Mas é que se chega a hora de nos darmos conta de nossas vidas. Talvez o velho barraco tenha sido revirado tarde demais, não sei. Mas, foi revirado e achei muito divertido.

Portanto, amigos, ainda há tempo para tudo. Mas nada é novidade. Este sou eu, como sempre fui. Apenas não interpretei direito as mensagens.

E você? Tem uma amiga psicóloga generosa?

Não sou personagem, poeta ou coisa alguma. Muito menos pertenço a algo, ou a alguém. Só estou por aqui aprendendo. Ando com Deus ao meu e por vezes pego um colinho, que ninguém é de ferro.

Viva bem a vida! Entregue-se a Deus e a seus projetos de enriquecimento espiritual. O mais, são frutos que colhemos. Sejam bons ou ruins fazem parte do trabalho que empreendemos.

Prove deles e melhore seu plantio.

Bom domingo a todos!

Ah! O Fogão venceu...uffa!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL! E QUE BOM QUE ESSE BLOG ESTA A SERVIÇO DE TODOS! ADOREI OS CONSELHOS E COM CERTEZA VOU PRATICA-LOS...BJU QUERIDO E PARABENS MAIS UMA VEZ...VC É OTIMO!..RSSS

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Avalie, critique, fique a vontade.