terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rio de Janeiro...



Agradeço a Deus por nascer nesta cidade maravilhosa. Aqui, a bela natureza se confunde com a beleza do povo.

Neste paraíso, a beleza do povo realça o esplendor natural de mares e montanhas.

A cidade tem carisma, cultura, sol e mar, luar e mar, calor do sol e calor humano. Aqui inteligências se aguçam. A virtude acentua-se. A poesia pede passagem e eterniza o Tom (desculpem o trocadilho...mas foi uma delícia! rs).

O Rio de Janeiro é de todos. De todo aquele que gosta da vida. Daquele que gosta de som e ritmo. A cidade acolhe e presenteia. Protege e educa seus filhos e visitantes. Ilumina toda forma de expressão e condena os preconceitos.
O Rio de Janeiro é de amor. Amor pelo certo, amor pelo honesto, amor pelo sincero. O Rio de Janeiro grita silenciosamente suas dores e espera. O bom malandro sempre espera a melhor hora, calado. É assim o Rio de Janeiro. Acalma a quem espera e aclama as iniciativas de solidariedade, caridade e amor.


"Rio de Janeiro, gosto de você!"

Gosto, pois aqui encontro meus iguais mesmo sendo tão diferentes. Afinal, chiamos no "s" e isso acaba com toda diferença. Amo este solo onde o sol se diverte; que treme quando a Escola desce; que se derrete quando a mulata o aquece.

'Minha alma canta..."

...sendo aqui reduto de Noel, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola...como não cantar?...com a Teresa que me encanta e toda poesia a desfilar.


Canto, Rio, cada um de seus recantos. Da Lapa da Teresa Cristina ao baixo Gávea do Cazuza.




Da Madureira do Arlindo...




à Vila do Martinho...
tudo se canta e todos se encantam.

Então, Rio, assim é você: substantivo-adjetivo-concreto, que mora no meu coração abrigando a todos no seu coração carioca.

Ah! Ia me esquecendo do carioca.

"Aí, meu camarada. O toque foi dado. Se liga! O Rio é só de paz e amor. Só isso e de mais droga nenhuma, valeu?"

É! Está dito. Muito obrigado.

3 comentários:

  1. Parabéns! Parabéns! Parabéns!! Adorei. RJ é isso, com todos os seus encantos e por isso que é "ABENÇOADA POR DEUS E BONITA POR NATUREZA!".. Ai que saudade! Me orgulho de ser carioca: pela malandragem.. pela boemia, e claro... pela simpatia...rs...
    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Anselmo, o Rio é tudo isso e muito mais.
    Parabens, belo recado, Cidade Maravilhosa, abençoada, do Cristo Renentor que está sempre de braços abertos, para acolher todos os povos.
    Ejntão porque não PAZ.

    BJS,

    Neli Mara.

    ResponderExcluir
  3. ISSO AÍ ANSELMO,BELO RECADO,CIDADE MARAVILHOSA,ABENÇOADA, DO CRISTO REDENTOR, QUE ESTÁ SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBER TODOS OS POVOS, ENTÃO PORQUE NÃO, SÓ PAZ E AMOR.

    Neli Mara Chavão

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Avalie, critique, fique a vontade.